sexta-feira, 29 de abril de 2011

O Fórmula Indy e a SP Indy 300 (O Carro)


(Foto: www.jornalismofc.com)

Neste fim de semana, o Sambódromo do Anhembi recebe os carros da Fórmula Indy para a SP Indy 300. Saiba as principais características do carro e do circuito, e o que esperar para a prova de domingo.

A Fórmula Indy possui apenas uma fornecedora de chassis, a Dallara Automobili, empresa italiana muito famosa e conceituada do automobilismo. O carro possui as características normais de um fórmula: Pneus expostos, monoposto, cockpit aberto, efeito solo e asas dianteira e traseira. Os materiais utilizados para a confecção do carro são fibra de carbono e seus compostos.

O carro possui comprimento de, no mínimo, 4.87 metros, largura de 1.98 metros (podendo variar de 0.01 para mais ou para menos), distância entre eixos de 3.04 metros (podendo variar de 0.05 para mais ou para menos). A roda dianteira possui 38 centímetros de diâmetro por 25 de largura, a traseira possui 38 centímetros de diâmetro por 35 de largura. Os pneus são fornecidos apenas pela Firestone, que usa a linha Firehawk para a categoria. A caixa de câmbio é uma XTRAC #295, câmbio sequêncial de seis marchas. O tanque de combustível é único, à prova de rupturas e comporta no máximo 22 galões americanos (cerca de 83,2 litros).

O Combustível é o etanol vindo da cana-de-açúcar, fornecido pela Sunoco, em parceria com a APEX-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a UNICA (União da Indústria de Cana-de-açúcar).

Existem três tipos de asas usadas durante a temporada: A asa simples (usada em Indianápolis), a asa dupla (usada em Homestead-Miami, Motegi, Texas, Kansas, Nashville, Kentucky e Chicagoland) e a asa tripla (usada em Milwaukee, Iowa, Richmond e nos circuitos mistos da categoria, como é o caso da SP Indy 300).
A asa simples possui apenas a asa principal, sem flaps, o que da balanço suficiente para o carro contornar as curvas flat (100% de acelerador) e ainda atingir uma velocidade máxima alta. A asa dupla possui a asa principal (com -2,5º de angulação) e um flap superior, o que da mais pressão aerodinâmica e arrasto aerodinâmico ao carro, limitando a velocidade em curvas de raio longo ou com muita inclinação. A asa tripla possui a asa principal e dois flaps horizontais, afastados verticalmente, o que fornece máxima pressão aerodinâmica, fundamental para se andar em circuitos mistos ou de rua.

No próximo post, o circuito do Anhembi e o que esperar da etapa de domingo da Fórmula Indy.

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